top of page

Artigos e Opinião

CESAR BORGES DE SOUZA_edited.jpg

Diálogo agro, ciência e sociedade urbana um encontro marcado pela história

Por Cesar Borges de Sousa.

No próximo dia 15 de abril, São Paulo será palco do lançamento da Rede Soja Sustentável, um marco que concretiza um sonho idealizado há mais de uma década pela genialidade estratégica de Alysson Paolinelli, fundador do Instituto Fórum do Futuro.

 

Este evento representa a importância da união de esforços entre a Ciência Tropical, os setores público e privado, as agências de fomento e o Terceiro Setor, com o objetivo de construir uma sociedade mais equitativa. É uma tentativa de pacificar o diálogo entre as potencialidades do mundo rural e os anseios urbanos por alimentos mais saudáveis, produzidos de forma menos desigual e embasados pela ciência - algo indispensável para enfrentar as mudanças climáticas.

 

O Brasil já detém um agronegócio tecnológico e sustentável que serve de exemplo para o mundo. Possuímos conhecimento, modelos de gestão e tecnologias únicas capazes de responder aos grandes desafios globais. Como afirmava Paolinelli, "o mundo tropical não é um problema, é uma solução". No entanto, para alcançar nosso potencial máximo, é fundamental unir esforços e promover uma comunicação eficaz entre diferentes setores da sociedade.

 

Em um momento desafiador, onde milhões de brasileiros emigraram, os investimentos em Ciência foram reduzidos e a polarização política alimenta a desconfiança, se torna cada vez mais fundamental que a sociedade urbana compreenda as conquistas do agronegócio brasileiro em direção ao desenvolvimento sustentável.

 

Urge uma nova estratégia de comunicação. O mundo urbano ainda desconhece nossas realizações civilizatórias, como a liderança global em tecnologias de controle biológico na agricultura, a conversão do peixe em uma alternativa acessível de consumo graças à inteligência tecnológica concentrada na proteína de soja, e o nosso potencial para uma rápida transição para fontes de energia renovável, como o hidrogênio verde e o biodiesel de soja.

 

A criação de um Think Tank no Brasil para debater essas questões é um grande desafio, mas já conta com o apoio de instituições renomadas, como o Banco Mundial, a FAO e a Embrapa.

 

Nesse sentido, a Rede Soja Sustentável nasce associada aos 11 anos de reflexão do Fórum do Futuro e ao legado de Alysson Paolinelli, que buscou reorientar o setor agroindustrial do século XXI.

 

Convido a todos a participarem do lançamento da Rede Soja Sustentável e do Seminário “Comunicar é Negociar Fora da Bolha”.

 

Nosso esforço conjunto pode posicionar o Brasil como líder global em desenvolvimento sustentável através da bioeconomia.

 

Está em jogo a nossa capacidade de minimizar conflitos, de harmonizar a visão estratégica, de focar num futuro melhor para as pessoas e para o Planeta, gerando inclusão, empregos e renda dignos, atacando a fome e mitigando as mudanças climáticas e a migração forçada.

 

Cesar Borges de Sousa é Presidente da Rede Soja Sustentável.

Nota da Redação: Todo o conteúdo, bem como as opiniões expressas nos artigos ou textos desta seção, não representam a opinião dos editores deste jornal e são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

bottom of page